ENCONTRO ESTADUAL DE OBSERVATÓRIOS DO PARANÁ RECEBE PALESTRAS DO TRIBUNAL DE CONTAS PR E RECEITA FEDERAL

A sede da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL de PONTA GROSSA no PARANÁ recebeu nos dias  10 e 11 de abril a agenda do Encontro de Observatórios Sociais. Palestrantes Fábio Rosenfeld (Tribunal de Contas do estado do Paraná) e Remy Deiab (Receita Federal)

Da Assessoria OSB
Atualização: 16/04/2025, 18h
Texto: Felipe Alves – Arte: Mateus Porfírio

Ponta Grossa, cidade com mais de 370 mil habitantes (Senso 2024), localizada na região centro-sul do estado do Paraná, recebeu, na sede da ACIPG (Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa), a edição 2025 do Encontro Estadual dos Observatórios Sociais do Sistema OSB (Observatório Social do Brasil). Com a participação de representantes de 11 Observatórios, a agenda contou com palestras do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e representante da Delegacia da Receita Federal no município.

Pelo segundo ano consecutivo o OSB-Campos Gerais dispôs sua equipe e estrutura para a organização e preparação do evento estadual, preparando ambiente para uma excelente experiencia entre os participantes da edição. Com parcerias importantes, a organização local garantiu de desconto hoteleiro até a comodidade de refeições no local, além da excelente receptividade da ACIPG com sua estrutura física de alta qualidade em sonorização e comodidade para eventos corporativos.

O Encontro Estadual para Observatórios teve agenda integrativa, aproximando os Observatórios e proporcionando a oportunidade de diálogos e construção de propostas em favor do Sistema OSB como um todo e de ações conjuntas no estado do Paraná.

Destaca-se as palestras de Fábio André RosenfeldAuditor de Controle Externo e Gerente de Planejamento e Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social do Tribunal de Contas do Estado do Paraná – falando sobre A TRANSPARÊNCIA DO ITP (ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA) e o CONTROLE SOCIAL, Remy Deiab JuniorDelegado da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa – que apresentou sua palestra com o tema PARCERIAS ENTRE OBSERVATÓRIOS SOCIAIS e a RECEITA FEDERAL, e ainda se destaca a participação de Renata da Rocha FrotaCoordenadora do Complexo Social de Ponta Grossa, Paola CarneiroResidente Técnica de Direito e Larissa Fernandes de SotiResidente Técnica de Pedagogia, que trataram do conversa PROJETO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE COM APENADOS, oportunidade de voluntariado para os Observatórios.

Empolgado com a segunda edição do Encontro Estadual de Observatórios organizado pelo OSB-Campos Gerais, Murilo Coelho, presidente em segundo mandato a frente da organização de controle social, destaca que:

“Para o OSBCG foi um grande privilégio ter realizado o Encontro Estadual por dois anos seguidos em nossa casa. Acredito que nós do sistema OSB no Paraná saímos com mais fôlego para enfrentar as dificuldades; e mais do que isso, saímos mais unidos como sistema e pudemos aprofundar pautas mencionadas já no Encontro do ano passado e assim ter uma visão mais clara dos nossos objetivos enquanto Sistema”

Fábio André Rosenfeld

Remy Deiab Junior

Renata da Rocha Frota

Paola Carneiro

Larissa Fernandes de Soti

A agenda do evento ainda contou com 2 rodas de conversa entre os Observatórios que, além da troca de experiencias, oportunizou diálogo com representantes do Observatório Social do Brasil que estiveram presentes durante toda a programação. Importante registro nesta edição foi a participação da Comissão de Constituição da cidade de Fazenda Rio Grande/PR que em poucos dias devem liderar a palestra de sensibilização a fim de fortalecer os trabalhos para a criação de mais um novo Observatório no Paraná.

#GaleriaDeFotos

OBSERVATÓRIOS PARANAENSES PARTICIPANTES DA EDIÇÃO 2025

  • OSB-CAMPOS GERAIS
  • OSB-MANDAGUARÍ
  • OSB-PALOTINA
  • OSB-TOLEDO
  • OSB-ASSIS CHATEAUBRIAND
  • OSB-CASCAVEL
  • OSB-SÃO MATEUS DO SUL
  • OSB-PARANAGUÁ
  • OSB-PATO BRANCO
  • OSB-IRATI
  • OSB-UNIÃO DA VITÓRIA
  • OSB-FAZENDA RIO GRANDE (COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO)

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. E estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve, ainda, parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

APOIE / DOE