SISTEMA OSB REALIZA SEGUNDO ENCONTRO DE PRESIDENTES DOS OBSERVATÓRIOS

Tema “Tributação e Cidadania – Como Melhorar a Eficiência no Uso do Orçamento Público” foi o motivador do encontro que contou com a ilustre participação do palestrante Rafael Sittoni Goelzer – Vice-presidente de Integração Federasul

Da Assessoria OSB
Atualização: 14/02/2024, 18h
Texto: Felipe Alves – Arte: Mateus Porfírio

Com a participação de mais de 80 líderes dos Observatórios, o II ENCONTRO DE PRESIDENTES trouxe para a reflexão o seguinte lema: Unindo forças para Manter a motivação e as esperanças de um país melhor, fortalecendo as parcerias e ações em prol da integridade e transparência visando a eficiência na aplicação dos recursos públicos!

Com apresentação de Cristina Gomes, Executiva na Coordenação Administrativa do Sistema OSB, o evento digital ainda trouxe para as telas nomes importantes do Sistema com a Presidente do Conselho Superior – Maria Helena, o Presidente do Conselho de Administração – Jean Pedroso e o Presidente de Honra do Sistema OSB e Coordenador do Projeto Força Tarefa Cidadã – Ney Ribas.

Para trazer reflexões e considerações para o tema da noite – “Tributação e Cidadania – Como Melhorar a Eficiência no Uso do Orçamento Público” – o evento digital contou a participação de Rafael Sittoni, da Federasul – Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul, que destacou em sua fala inicial o reconhecimento pessoal e da entidade gaúcha em favor do trabalho realizado pelos Observatórios nas cidades brasileiras:

“Para nós, é uma grande satisfação em um grande prazer estar aqui com vocês.

Quero aqui cumprimentar o presidente Jean, a Maria Helena, o Ney, e todos os demais membros presidentes e voluntários do Observatório Social do Brasil e dos Observatório sociais de cada cidade. Parabéns,  é a primeira palavra que eu quero dizer para vocês, porque se nós tivéssemos mais cidadãos no nosso Brasil que tivessem a responsabilidade de trazer para si a responsabilidade da mudança, como vocês fazem em cada um dos estados e das cidades que vocês atuam, com certeza teríamos um Brasil diferente.”

Na oportunidade virtual, ainda valorizando o trabalho realizado pelos líderes dos Observatórios nas cidades, Ney Ribas – Força Tarefa Cidadã, destaca que:

Eu Acredito no Observatório Social do Brasil, se não, não estaria mais aqui.

Então, gente, que Deus nos abençoe, nos ilumine, nos dê sabedoria e que faça dos homens livres e de bons costumes, pessoas que vão transformar o nosso país.

Vocês são especiais, cada um de nós que está aqui é um ser que recebeu de Deus um dom que é o dom da vida, mas mais do que tudo, é o propósito e o legado que nós precisamos deixar, gratidão!

Os Observatórios Sociais associados ao Sistema OSB podem ter acesso à gravação com a conta oficial e institucional de Email, buscando na plataforma Engage o II ENCONTRO DE PRESIDENTES E DIRETORES. A Edição 2025 do Encontro de Presidentes antecede o ECOA – ENCONTRO DOS COORDENADORES E GESTORES ADMINISTRATIVOS DOS OBSERVATÓRIOS que acontece também de forma virtual na plataforma Teams entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2025.

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. E estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve, ainda, parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

APOIE / DOE