Observatório Social do Brasil de Santa Catarina e de Florianópolis se unem para evento de posse

Os Observatórios Sociais do Brasil de Santa Catarina e de Florianópolis escolheram o dia 25 de fevereiro, às 19h, para empossar o novo Conselho do biênio de 2025 e 2027, na sede da Facisc, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.

Assume a presidência Cioney Giovanella. Eleito para primeiro mandato estadual, Giovanella foi presidente da unidade OSB na cidade de Timbó/SC. Já para o OSB de Florianópolis assume Rafael Novaes Prestes, em seu primeiro mandato à frente da presidência.

A chapa eleita para o Conselho de Administração de Santa Catarina, ainda conta com Vice-Presidente (VP) para assuntos Administrativo-financeiros, Claudio Maia (Chapecó), o VP para assuntos Institucionais e de Alianças, Rodrigo Koenig França (Indaial), o VP para assuntos de Produtos, Metodologia e Certificação, Ivan Luiz Ecco (Florianópolis), a VP para assuntos de Comunicação, Priscila Bonatto (Florianópolis), o VP para Assuntos de Tecnologia da Informação, Marcos André (Blumenau) e a VP para assuntos de Controle e Defesa Social, Eloisa Aquino (Balneário Camboriú). E tem no Conselho Fiscal os membros: Rubia Albers Magalhães (Florianópolis), Marcelo Muritiba (Indaial) e Leonardo Costa (Florianópolis).

O OSB-SC é uma filial estadual do Sistema de Observatórios Sociais do Brasil, cuja missão institucional é de contribuir para o controle social na aplicação dos recursos públicos e para a promoção de uma sociedade ética e cidadã, por meio de práticas transparentes, democráticas e apartidárias.

O OSB de Florianópolis ainda conta com o apoio de Lidiane Feijó como 1ª Vice-Presidente, Gledston Bonifácio como  2º Vice-Presidente, Dimar Paulo Frozza  como 3º Vice-Presidente e  Rodrigo Moreira dos Santos na pasta de Diretor Financeiro. Para o Conselho Fiscal empossam Gilson Borghesan Primo, Sandra Oliskovicz e Ewerson Wiethorn, além dos suplentes Sanderlúcio Fabiano de Mira, Edmilson Xavier e Juarez Pontes.

“O objetivo da nossa gestão é estar ainda mais presente e apoiando os Observatórios do nosso Estado, visto os atuais desafios e a necessidade da união da sociedade civil”, reforçou Cioney Giovanella, presidente do OSB de Santa Catarina.

Já Rafael Novaes Prestes, presidente do OSB de Florianópolis, reforça o propósito da entidade que é criar uma cultura de participação cidadã, melhorando a eficácia dos gastos e investimentos públicos da cidade.

A chapa formada e eleita, dará continuidade e aprimorará o excelente trabalho desenvolvido pelos Observatórios Sociais, que cumprem seu papel de forma ética, proativa e técnica, com ações preventivas para o aprimoramento da gestão pública e integridade empresarial.

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. E estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve, ainda, parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

APOIE / DOE