OBSERVATÓRIOS SE REUNEM PARA ENCONTRO REGIONAL DAS UNIDADES DO SUDESTE, CENTRO-OESTE, NORTE e NORDESTE

Em ambiente virtual Observatórios oportunizam a troca de experiencias e conteúdos relevantes para o dia a dia dos Observatórios

Da Assessoria OSB

Atualização: 05/12/2025

O Sistema OSB vai caminhando para o fim das atividades de 2025 e realiza um importante encontro de Observatórios. Na plataforma Teams, os Observatórios de Araçatuba/SP, Cairu/BA, Itabira/MG, Palmas/TO, Pindamonhangaba/SP, Região dos Lagos/RJ, São Luís/MA, Sete Lagoas/MG, Sorocaba/SP, Teófilo Otoni/MG e Uberlândia/MG, puderam trocar pontos de colaboração a partir das análises de dados e pesquisa apresentados durante a programação.

O encontro entre os dias 03 e 04 de dezembro, 19h, debate em sua pauta temas como: mantenedores, manutenção financeira, voluntariado, e outros temas de relevância para os Observatórios.

A programação contempla três pontos principais: Como fortalecer o Sistema OSB, Estratégias para Captar Recursos e Voluntários e Fortalecimento do Vínculo com Instituições.

Uma grande novidade apresentada foi o resultado da Pesquisa Interna Realizada pelo OSB, uma ação de destaque que a muito tempo se esperava que, além de trazer e revelar importante dados, um “Raio X” bastante transparente sobre as atividades dos Observatórios, vai colaborar para o planejamento de atividades para o exercício 2026. O resultado completo da pesquisa fica disponível para todo o Sistema no início de 2026, durante a reunião de presidentes que tem previsão para acontecer em fevereiro (data ainda a ser definida).

Os Encontros Estaduais (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) e o Regional (que reúne unidades dos Observatórios Sociais das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) tem por objetivo fortalecer a união entre os Observatórios, o engajamento entre voluntários, colaboradores e diretores, e também a boa manutenção na troca de experiencias.

#DESTAQUE

O Encontro também resultou na criação de um GT para elaborar material de capacitação para a atuação dos conselhos municipais, inspirados na boa prática apresentada pelo OSB Itabira, onde segundo a Presidente Jenisse, a atuação do Observatório é referência no apoio, capacitação e empoderamento dos conselhos municipais, que já demonstra bons resultados.

OSB Carazinho/RS, convidado nesta edição, participou do encontro para trazer aos participantes a boa prática que estão desenvolvendo de reconhecer e agradecer os investidores sociai pelo apoio dado ao Observatório. Segundo o Presidente Douglas, a ação surgiu ao seguir as orientações do OSB para estreitar os laços de confiança e reconhecimento aos Investidores Sociais, deixando uma mensagem de gratidão ao apoio dado aos trabalhos do Observatórios.

Cristina Gomes, Assessora Administrativa do Sistema OSB e Coordenadora dos Encontros para os Observatórios destaca:

“Os encontros entre os Observatórios são importantes pois fortalece a atuação das unidades através da troca de experiências e colaboração conjunta, possibilitando também uma renovação das energias ao ouvir como outros Observadores lidam com as dificuldades do dia a dia, aumentando assim o leque de saídas que as vezes quem está tão imbuído no problema não consegue visualizar.”

Os Observatórios Sociais poderão acessar as gravações na plataforma SharePoint da Microsoft com sua conta de e-mail oficial. O material serve de base colaborativa para a gestão das unidades, bem como, contribui para um planejamento objetivo e com boas reflexões para o andamento da instituição em seu município.

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. E estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve, ainda, parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

APOIE / DOE