Os Observatórios Sociais de Franca/SP, Indaial/SC, São Leopoldo/RS, São Paulo/SP e Sete Lagoas/MG apresentam em parceria com a Transparência Internacional o Indice de Transparência de Governança Pública (ITGP)
Da Assessoria OSB
Atualização: 09/10/2025
Brasil… 5 unidades filiadas ao Sistema Observatório Social do Brasil, nas cidades de Franca/SP, Indaial/SC, São Leopoldo/RS, São Paulo/SP e Sete Lagoas/MG, em parceria com outras 12 instituições, puderam levantar informações regionais e apresentar um relatório com dados que revelam a realidade da Transparência Pública em mais de 300 cidades.
Dos recursos públicos oriundos de impostos locais até as famosas e discutidas atualmente “emendas parlamentares”, o estudo aponta considerável ausência de dados básicos quanto à transparência da aplicação e destinação dos erários.
Os Observatórios Sociais que, em parceria técnica com a Transparência Internacional, apontam em suas páginas de redes sociais e portais como cada região revela (ou não) dados relevantes quanto à gestão pública e suas relações com integridade e transparência.
O leitor pode visitar a página de cada Observatório Social e conhecer os índices revelados por região:
- FRANCA/SP
Observatório Social do Brasil – Franca/SP, @osbfranca:
VEJA MAIS AQUI
- INDAIAL/SC
Observatório Social do Brasil – Indaial/SC, @osb_indaial:
VEJA MAIS AQUI
- SÃO LEOPOLDO/RS
Observatório Social do Brasil – São Leopoldo/RS, @osbsaoleopoldo:
VEJA MAIS AQUI
- SÃO PAULO/SP
Observatório Social do Brasil – São Paulo/SP, @osb_sp:
VEJA MAIS AQUI
- SETE LAGOAS/MG
Observatório Social do Brasil – Sete Lagoas/MG, @observatoriosocial7l:
VEJA MAIS AQUI

Roni Enara
Diretora Executiva do Sistema OSB
Observatório Social do Brasil
#Destaque
“A participação cidadã é cada dia mais valorizada em todo o mundo e, para que ela aconteça de verdade, é fundamental que haja a devida transparência no setor público. Este é um valor inegociável pelo Sistema OSB e todas as suas unidades pelo Brasil”
COMO FUNCIONA O ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA
Da Transparência internacional
O Índice de Transparência e Governança Pública foi desenvolvido para avaliar práticas de transparência, integridade, participação social, dados abertos e combate à corrupção nos entes subnacionais brasileiros. Em 2025, o ITGP analisou a transparência dos governos estaduais e municipais, mas em anos anteriores foram avaliadas as capitais brasileiras e as assembleias legislativas.
Para chegar à nota de cada estado, pesquisadores de cada organização analisaram mais de 100 critérios, distribuídos em doze dimensões em uma avaliação geral e dois módulos temáticos. A metodologia inclui coleta direta de dados em sites oficiais e redes sociais, seguida de uma etapa de revisão em que as prefeituras puderam contestar a nota atribuída preliminarmente e realizar ajustes antes da divulgação final.
No total, 2.645 recursos foram enviados aos pesquisadores por 122 das 329 prefeituras avaliadas. Em 917 indicadores, houve mudanças realizadas após a avaliação preliminar — mostrando como o controle social promovido pelo índice de Transparência e Governança Pública pode transformar centenas de municípios pelo país. Prefeituras do Espírito Santo se destacaram com mais de 700 mudanças, evidenciando o impacto prático do índice.
Esta é a segunda vez que esses municípios são avaliados pelos mesmos critérios. Dessa forma, é possível comparar os dados de 2024 com os resultados deste ano. Entre os 71 indicadores no módulo geral apurados pelas organizações, estão informações se as prefeituras regulamentaram e implementaram leis para a transparência; se têm plataformas acessíveis para exercício do controle social; se garantem acesso ágil e fácil a bases de dados referentes a licitações, contratos, obras, finanças públicas e orçamento; e se promovem e fortalecem a participação cidadã no município.