NOVO OBSERVATÓRIO SOCIAL INICIA ATIVIDADES EM GASPAR/SC

Sistema OSB passa a contar com novo Observatório Social filiado na cidade de Gaspar/SC e instituição inicia atividades em favor do controle social e da cidadania no município

Da Assessoria OSB

Atualização: 22/09/2025

Brasil… Santa Catarina… O Sistema Observatório Social do Brasil, no período em que completa 17 anos, noticia a filiação de mais um Observatório Social. Na cidade de Gaspar/SC, após todo o processo de treinamento, metas documentais e posse de diretoria, foi dada a iniciação dos trabalhos.

Com a missão de promover projetos, iniciativas e ações em favor do Controle Social, Transparência, Integridade, Inovação e Cidadania no município, a nova unidade empossou sua diretoria para o exercício 2025/2027.

A frente da unidade, assume a Presidência do Conselho de Administração, o senhor Edemar Enio Wieser, 55 anos, empresário nos ramos de alimento, transporte e gestão de negócios. Atuou no município de Gaspar/SC como diretor na APAE, foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Gaspar por dois mandatos (21/22 e 22/24), hoje compõe o Conselho Deliberativo na ACIG.

EDEMAR ENIO WIESER
Presidente do Conselho de Administração
Observatório Social do Brasil – Gaspar/SC

Ao assumir a presidência do Observatório Social do Brasil – Gaspar/SC, Wieser destaca:

“Sempre fui muito envolvido com as causas de minha cidade e acompanho a política na cidade há muitos anos, conheço um pouco os processos e os políticos de minha cidade e fico indignado com alguns casos que acontecem aqui, vejo algumas cidades vizinhas de desenvolverem mais rápido ao longo destes anos e nossa cidade com problemas na gestão pública.

Junto com algumas entidades da cidade resolvemos a criar o OSB de Gaspar e depois de muito trabalho conseguimos a filiação no Sistema OSB e vamos estar juntos a administração pública para poder contribuir na  eficiência da gestão pública.”

Em Gaspar/SC, o Observatório Social terá a seguinte formatação em sua primeira diretoria:

Conselho Administrativo

  • Edemar Enio Wieser – Presidente
  • João Gabriel Campregher Probst – Vice-presidente de Instituições e Alianças
  • Clóvis César Lange – Vice-presidente Administrativo-Financeiro
  • Douglas José Junkes – Vice-presidente de Produtos
  • Lauricio José Weigenannt – Vice-presidente de Controle Social e Metodologia


Conselho Fiscal

  • Deise Simon – Conselheira Fiscal
  • Eduardo Deschamps – Conselheiro Fiscal
  • Luciano Flores Airoso – Conselheiro Fiscal
  • Fernando Neves – Suplente
  • Danieli Regina Rohr – Suplente
  • Hilmar Malaquias Ribeiro – Suplente


Conselho Consultivo

  • Charles Soares – Presidente do Conselho Consultivo
  • Claudio Roberto Liebl – Conselheiro Consultivo
  • Maria Noelcir Soligo – Conselheira Consultiva
  • Emerson Evaristo – Conselheiro Consultivo
  • Jefferson Schramm – Conselheiro Consultivo

Para Jean Pedroso, Presidente Nacional do Sistema OSB, um novo Observatório fortalece o Sistema e as políticas de transparência defendidas pelos Observatórios, e ele reforça:

“Gaspar/SC é nossa 18ª unidade em município, além de nossa unidade estadual no estado de Santa Catarina, eu que presidi o Observatório Social em Rio do Sul/SC, me sinto primeiro feliz, mas também muito orgulhoso de poder ver o nosso estado empenhado por seus cidadãos a defenderem pautas democráticas e de integridade. Neste período, entre os meses de agosto e setembro, além de comemorarmos o aniversário de 17 anos do Sistema OSB, a realização da 9ª edição do Congresso Pacto Pelo Brasil, podemos comemorar, também, a implantação de um novo Observatório, reforçando nossa missão em favor de um Brasil mais íntegro e ético.”

Em Gaspar/SC o Observatório Social irá atender no endereço Rua Duque de Caxias, 111 – Sala 103 Centro – ACIG ASSOCIACAO EMPRESARIAL DE GASPAR, no horário das 08h às 12h, de segunda a sexta-feira. Os contatos podem ser feitos via email: [email protected], por telefone (47) 9-9672-8939 e ou pelo Instagram @os_gasparsc.

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. E estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve, ainda, parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

APOIE / DOE