Posse do Observatório Social do Brasil de Florianópolis e de Santa Catarina marca novo ciclo de transparência e cidadania

Na noite do dia 25 de fevereiro, a sede da FACISC em Florianópolis foi palco de um importante evento para o fortalecimento da cidadania e da transparência no Estado. A cerimônia de posse dos novos representantes do Observatório Social do Brasil (OSB) de Florianópolis e de Santa Catarina contou com a presença de autoridades locais e nacionais, destacando o compromisso da entidade em promover o controle social e o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos.

O evento foi marcado pela presença do presidente nacional do Observatório Social do Brasil, Sr. Jean Sandro Pedroso, que destacou a importância da atuação das unidades regionais, como as de Florianópolis e Santa Catarina, para a construção de uma sociedade mais justa e com maior fiscalização sobre as ações governamentais. “A atuação do OSB é fundamental para garantir que os recursos públicos sejam aplicados de maneira eficiente e responsável, contribuindo para o bem-estar de todos”, afirmou Pedroso.

Nosso compromisso é continuar com o excelente trabalho do OSB de Floripa, acompanhando a aplicação dos recursos públicos e garantindo que a administração seja cada vez mais eficiente, responsável e voltada para os interesses da população, reforçou Rafael Novaes Prestes.

Já Cionei reforçou o compromisso de fortalecer ainda mais o sistema de Observatorios de Santa Catarina, “queremos estar ainda mais presentes e apoiando os mais de 20 observatórios que tem no estado, com foco em projetos como o Observador Mirim que instiga as crianças a adquirirem uma visão mais crítica sobre a gestão pública.

Com o novo ciclo de gestão, as entidades de Florianópolis e de Santa Catarina reforçam o seu papel como pilares da cidadania ativa, com o intuito de ampliar a participação da população na acompanhamento da administração pública. O Observatório Social se consolidou como um importante instrumento de transparência, utilizando ferramentas de monitoramento e fiscalização que envolvem a sociedade em questões essenciais para o progresso de Santa Catarina e do Brasil.

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. E estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve, ainda, parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

APOIE / DOE