A premiação aconteceu em Brasília/DF, na manhã desta quarta-feira – 19/11.2025, com cerimonial organizado pelo Tribunal de Contas da União.
Da Assessoria OSB
Atualização: 18/11/2025
Brasil… “Cidadania que Inspira. Participação que transforma!”, com essa emocionante chamada o Prêmio Serzedello Corrêa reconhece iniciativas que impactam e transformam a sociedade brasileira. O Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), premia projetos nas categorias: Relatos de Casos Inspiradores e Produção Técnico-Científica. Os projetos e atividades devem atender alguns pontos importantes como: impacto real, replicabilidade, inovação, fundamentação teórica, potencial de impacto positivo e alinhamento com o objetivo do Prêmio.
Na categoria RELATOS DE CASOS INSPIRADORES, o programa FORÇA-TAREFA CIDADÃ – OBRAS, coordenado por NEY RIBAS, iniciativa esta que nasce da parceira do Observatório Social do Brasil com importantes instituições de controle e promoção da transparência, é o grande vencedor na edição 2025. Na busca por fomentar a oportunidade do cidadão em exercer pleno direito à cidadania, a iniciativa congrega voluntários por todo o Brasil para que levantem dados e acompanhem obras públicas de creches e escolas que estão, na sua absoluta maioria, paradas em cidades brasileiras, impedindo que crianças possam acessar a oportunidade de ensino e que pais tenham onde deixar seus filhos, com segurança e cuidado, para que possam trabalhar.
A FORÇA-TAREFA CIDADÃ – OBRAS ganha esse prêmio a partir de números importantes e que reforçam que, quando a sociedade se une, grandes coisas podem acontecer, confira:
VOLUNTÁRIOS
A SEREM ACOMPANHADAS
EM REAIS DE OBRAS QUE PRECISAM SER RETOMADAS
VAGAS EM CRECHES E ESCOLAS
Orgulho para o Sistema Observatório Social do Brasil que, em 17 anos, já ajudou o país a economizar mais de R$ 6BI ao acompanhar licitações municipais, a FORÇA-TAREFA CIDADÃ – OBRAS só acontece graças ao empenho, dedicação, cuidado e zelo de Ney da Nóbrega Ribas, que coordena todo o trabalho a partir da gestão de voluntários e, para ele, a premiação é importante pois:
“Demonstra que a união de esforços entre sociedade civil, gestores públicos e controle institucional se completam quando há cooperação, participação e comprometimento das partes. Por isso, acreditamos que a União Cidadã é capaz de trazer resultados efetivos e a concretude das ações pela Justiça Social!”
Ney Ribas, Voluntário e Coordenador da Força-Tarefa Cidadã
A premiação aconteceu em Brasília/DF, na manhã desta quarta-feira – 19/11.2025, com cerimonial organizado pelo Tribunal de Contas da União.
QUEM FOI SERZEDELLO CORRÊA?
Da Assessoria TCU
Serzedello Corrêa foi uma figura histórica de grande relevância para o Brasil, especialmente no campo da administração pública e do controle financeiro. Nascido em 1858, ele destacou-se como um dos pioneiros na organização e modernização das finanças públicas do país. Sua trajetória inclui importantes contribuições como Ministro da Fazenda, cargo no qual implementou medidas para melhorar a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos.
Além disso, Serzedello Corrêa foi um dos principais responsáveis pela criação de mecanismos de controle externo no Brasil, sendo considerado um precursor do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele defendia a necessidade de um órgão independente para fiscalizar as contas públicas, garantindo a correta aplicação dos recursos e promovendo a ética e a responsabilidade fiscal.
Sua visão e legado continuam a inspirar práticas de boa governança e controle no setor público brasileiro. O Prêmio Serzedello Corrêa, instituído pelo TCU, homenageia sua memória e busca reconhecer iniciativas que promovam a excelência na gestão pública e o fortalecimento do controle externo.
O QUE ESPERAR DA FORÇA-TAREFA CIDADÃ EM 2026
Em recente transmissão no Youtube, o projeto pode ser apresentado a partir da atualização de números e iniciativas que até o momento ratificam a importância da FORÇA TAREFA CIDADÃ e o que esperar e como o cidadão pode participar a partir de 2026.
A transmissão, GIRO OSB, uma iniciativa gratuita no Observatório Social do Brasil no Youtube, contou com a participação de NEY RIBAS – VP do Observatório Social do Brasil e Coordenação da Força tarefa Cidadã, LUCIANO PEREIRA COELHO – Auditor Federal de Controle Externo do TCU e MARCO AURÉLIO ESCOBAR – VP do Observatório Social do Brasil e voluntário da Força Tarefa Cidadã.
Cidadãos e parceiros institucionais podem acompanhar a entrevista no link a seguir:
CLIQUE AQUI PARA VER A ENTREVISTA.