PACTO PELO BRASIL MOVIMENTA SERVIDORES PÚBLICOS, INICIATIVA PRIVADA E TERCEIRO SETOR COM AGENDA PROPOSITIVA EM CURITIBA/PR

9ª edição do Congresso Pacto Pelo Brasil, no Centro de Eventos FIEP em Curitiba/PR, trouxe a oportunidade de conexão, networking e aprendizado  para temas como Inteligência Artificial, Reforma Tributária, Nova Lei de Licitações, Futuro dos Negócios e dos Empregos, além de IA para Gestão Pública, Integridade e Participação Cidadã

Gratidão… nos dias 03, 04 e 05 de setembro a cidade de Curitiba viveu uma intensa agenda gratuita com palestrantes e importantes conexões que contribuíram para o desenvolvimento do cidadão, da gestão pública e da iniciativa privada. A programação diversificada pode vir a contribuir com cada comunidade que lá se fez representar e, de alguma forma, provocar reflexões e a oportunidade de novos aprendizados por meio dos painéis e debates propostos.

Com público destacado, quase 600 inscritos transitaram no congresso durante os 3 dias e, além de assistirem excelentes discussões, tiveram a oportunidade de interagir, direcionar perguntas aos convidados e o melhor, reforçaram trocas de experiências que fortalece o retorno para suas comunidades.

Nomes como Regina Lemos – Ministério da Gestão e Inovação, Maurício Tedeschi – Sebrae Nacional, Ney Ribas – Força Tarefa Cidadã, Heloisa Garrett – LIDE PR, João Eloi Olenike- IBPT Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, Gil Giardelli – Futurismo e IA, entre outros, abrilhantaram a agenda do PACTO PELO BRASIL durante toda a programação e nos trouxeram pontos importantes para o hoje e um futuro breve em nossas cidades a partir das gestões públicas, empresas e sociedade organizada.

Abertura… Na noite de 03 de setembro, o Congresso Pacto Pelo Brasil formou uma importante mesa de discussão para o tema: REFORMA TRIBUTÁRIA e o IMPACTO NO DIA A DIA. A mesa fora formada por lideranças referenciais: Heloisa Garrett – LIDE PR, João Eloi Olenike – IBPT Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, Alexandre Tortato – Especialista em Direito Tributário e Consultor Tributário da FIEP, Adriano de Andrade Manzeppe – Auditor Fiscal de Tributos Municipais da Prefeitura de Curitiba e Roni Enara – Observatório Social do Brasil. O debate ofereceu ao público diferentes pontos de vista sobre a Reforma Tributária, empresarial, institucional e governo, e pode contribuir com pontos importantes acerca do tema.

Anterior ao debate, lideranças brasileiras reforçaram a abertura oficial e destacamos a mesa com as presenças de: Jean Sandro Pedroso – Presidente do Sistema Observatório Social do Brasil; Fernando Yukio Mizote, representando a Federação das Indústrias do Paraná; Regina Lemos, representando o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Valdemir Paschoiotto, representando o Tribunal de Contas da União; Maurício Tedeschi, representando o Sebrae Nacional; Marcelo Salomão Czelusniak, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná; Bruno Heraki Pandini, Procurador Geral da Prefeitura Municipal de Curitiba; e Helena Arriola Sperandio, da Federação das Associações Comerciais do Paraná.

Jean Sandro Pedroso – Presidente Nacional do Observatório Social do Brasil

A Sessão, com fala de abertura de Jean Pedroso, ainda contou com uma especial apresentação do Hino Nacional Brasileiro interpretado pelas brilhantes vozes de Dieme Caroline Schettert do Valle, Nicoly Gabriele Fernandes Cordeiro e Diogene Felipe Pochapski, músicos que abrilhantaram a noite.

Toda a programação teve como sede o Centro de Eventos FIEP que, com esta, já recebeu 5 das 9 edições do Congresso Pacto Pelo Brasil (sendo uma já realizada em Foz do Iguaçu, e 3 online no Youtube @OSdoBrasil), e contou ainda com um espaço de visitação que apresentou bons exemplos e práticas sociais de impacto, que abrilhantaram com suas iniciativas. As iniciativas poderão ser conhecidas aqui – conheça as iniciativas:

  • Associação dos Amigos do HC (Hospital das Clínicas)
  • LIA Brinquedos – Brinquedos para crianças com necessidades especiais
  • Instituto Supera
  • Unilehu
  • Mão Colorida – Economia Circular
  • Instituto Catadores de Futuro
  • Lions Clube Pinhais: Clube de Mães Artesãs de Pinhais e Projeto Tampinhas do Bem

Durante os 3 dias, a programação do Pacto apresentou painéis importantes e que reforçam o objetivo do evento: SER PONTE, UNIR QUEM TEM DEMANDAS COM QUEM TEM SOLUÇÕES! Com essa intenção, os temas debatidos foram:

  • Verbas Federais para Municípios e Transferegov
  •  Participação Cidadã Inédita no Mundo
  • Desafios e Soluções da Nova Lei de Licitações
  • Indicadores de Desempenho dos Municípios, Pesquisa de Satisfação e Prefeituras Inteligentes
  • Por que o Brasil Precisa do NaMoral?
  • Inteligência Artificial e o Futuro dos Negócios e Empregos
  • Porque Integridade Vale a Pena
  • Boas Práticas de Prefeituras no Uso de Inteligência Artificial para Problemas Locais

Ainda sobre a relevância da agenda, o Pacto Pelo Brasil apresentou na noite de 04/09, a palestra INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O FUTURO DOS NEGÓCIOS E EMPREGOS, com nada mais e nada menos que a principal referência brasileira quando o assunto é futurismo: GIL GIARDELLI! Graciosamente atendendo a agenda do PACTO, Gil que é uma mente à frente do seu tempo, visionário, professor e um dos maiores especialistas em futuro e inovação, destaca sempre em suas falas que:

“O futuro das cidades será construído por líderes que pensam diferente.”

Gratuito e aberto para toda a sociedade o 9º Congresso Pato Pelo Brasil, em Curitiba/PR, aconteceu de 03 a 05 de setembro, com o tema “ECONOMIA CIRCULAR, FORTALECIMENTO DOS MUNICÍPIOS E PARTICIPAÇÃO CIDADÔ. A agenda apresentada no Centro de Eventos FIEP – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ (Jardim Botânico), teve como um de seus objetivos reunir gestores e servidores públicos, empresários, estudantes e toda a sociedade para que, juntos, celebrem a troca, conexão e oportunidade de construção de uma agenda positiva e propositiva em favor dos municípios brasileiros.

O evento 2025 contou com a chancela do Sebrae, Fiep, Sicredi Norte SC, Sicoob, Sanepar, BBM Net e Hellograf entre outros apoiadores institucionais das etapas digitais.

ENOS 2025 - Encontro Nacional dos Observatórios Sociais

O Encontro Nacional dos Observatórios Sociais (ENOS) também compôs a agenda do Congresso Pacto Pelo Brasil e apresentou propostas técnicas e de cooperação entre os Observatórios. Com a participação de mais de 50 representantes dos Observatórios Sociais nos municípios o 16º ENOS inovou com oficinas de apoio para os Observatórios além de uma oportunidade de trocas e audição, onde nossos Observadores puderam expor suas fragilidades, virtudes e o fortalecimento do espírito de cooperação em busca da melhoria e crescimento do Sistema OSB.

O ENOS contou a presença de importantes líderes do Sistema OSB como: Roni Enara (OSB), Maria Helena Carvalho (OSB e OSB Pindamonhangaba/SP), Elza Cassitas Sferra (OSB e OSB Americana/SP), Gioia Tumbiolo (OSB e OSB São Paulo/SP), Ney Ribas (OSB e Força Tarefa Cidadã), Jean Pedroso (OSB e OSB Rio do Sul/SC), Cioney Giovanella (OSB Santa Catarina e OSB Timbó/SC), Aurivan Castro (OSB e OSB Palmas/TO) e Murilo Coelho (OSB e OSB Campos Gerais/PR).

Para Cristina Gomes, Executiva do OSB responsável pela organização do ENOS, a edição 2025 tem sua relevância pois:

“A edição 2025 do ENOS tem uma relevância especial porque celebra os 17 anos do Sistema OSB, reafirma nossa trajetória de compromisso com a cidadania e projeta os novos desafios para os próximos anos. Mais do que um encontro, o ENOS é um espaço de capacitação, troca de experiências e conexão entre os Observatórios, onde os Observadores têm a oportunidade de emitir suas opiniões, com o intuito de gerar ainda mais união, fortalecer o Sistema OSB e preparar os Observatórios para atuar com mais impacto na transformação da gestão pública”.

Cristina Gomes, Assessoria Administrativa do OSB
Responsável pela Organização e Execução do ENOS

Na agenda do ENOS a programação focou nos temas:

  • Oficina Prática para uso do Pacote Office (engage/yammer, onedrive, teams, calendário e outras ferramentas)
  • Inspirando Transformações! O Futuro do Sistema OSB

 

Sala aberta para troca de experiências e apontamentos

  • Captação de Recursos Inteligente: Criando Projetos Eficientes com IA

 

Nesta edição o ENOS já contou com a participação das duas mais novas unidades do Sistema OSB: Carazinho/RS e Gaspar/SC.

CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS

Concurso Nacional de Boas Práticas dos Observatórios Sociais 2025

Mais que esperado, o 8º CONCURSO DE BOAS PRÁTICAS DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS, é o grande momento de tornarmos visual a comunicação de ações, práticas e projetos que os Observatórios realizam em suas cidades. Este ano, as Boas Práticas foram produzidas em 3 eixos de atuação:

– TRANSPARÊNCIA

– GESTÃO PÚBLICA

– AMBIENTE DE NEGÓCIOS

– EDUCAÇÃO FISCAL E CIDADÃ

O Concurso conta ainda com a categoria VOTO POPULAR que, no Youtube, é contabilizado o voto com base nas curtidas que cada peça audiovisual recebe. Neste ano, durante o período de captação de curtidas, o Youtube @OSdo Brasil recebeu mais de 11 mil visualizações somente na playlist BOAS PRÁTICAS 2025, oportunizando que as ações e projetos feitos pelos Observatórios, alcancem a sociedade brasileira como Bons Exemplos e de forma gratuita!

Para Jean Pedroso, Presidente do Sistema OSB:

“O Concurso não pode ser visto como uma concorrência interna apenas, a premiação e o reconhecimento para cada unidade são indispensáveis, mas o reconhecimento do público com as visitas ao nosso canal, as curtidas para os Observatórios, a oportunidade de mostrarmos as marcas dos nossos parceiros, que ajudam e muito os Observatórios no dia a dia, e o principal para mim: ‘o compartilhamento dos vídeos’… saber que mais e mais pessoas passam a conhecer o trabalho dos Observatórios Sociais graças aos vídeos e ao nosso Concurso, isso não tem preço… espaços gratuitos como essa ferramenta digital nos oportuniza fortalecer o Sistema e convidar mais pessoas e parceiros a nos apoiarem, seja no financiamento, seja no voluntariado.”

Jean Pedroso – Presidente do Sistema OSB

RESULTADO FINAL

Categoria Voto Popular (mais curtidas)

  • 1º lugar: OSB Campos Gerais/PR
    “Observador Mirim” (522 curtidas)

“É de uma grande felicidade para o Observatório Social do Brasil – Campos Gerais – Ponta Grossa ganhar o Concurso de Boas Práticas do Observatório Social do Brasil, pois demonstra a força de mobilização que temos em nossa região e, mais do que isso, a grande capacidade dos nossos coordenadores, estagiárias e voluntários em realizar um excelente trabalho que promove uma transformação social efetiva em nosso município.

Nos deixa mais felizes ainda considerando o maravilhoso trabalho realizado pelos demais Observatórios que competiram nesse concurso, cada um deles merecedores por si só dessa premiação.

Esse prêmio, além de coroar os nossos esforços, nos abrirá ainda mais portas para expandirmos a nossa atuação com o projeto premiado – Observador Mirim; que ensinará a mais e mais crianças e adolescentes a importância da democracia, da cidadania e da educação fiscal.

Por fim, agradeço mais uma vez a todos os membros do Observatório Social do Brasil que nos ajudaram com essa empreitada e à delegacia da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, representada pelo delegado Remy Deiab Junior, nossos grandes parceiros na execução deste projeto.”

Murilo Coelho – Presidente do OSB Campos Gerais/PR

  • 2º lugar: OSB Francisco Beltrão/PR
    “Teatro da Cidadania – O Auto da Barca” (383 curtidas)
  • 3º lugar: OSB Uberlândia/MG
    “Licitações – Encontro com Empresários” (302 curtidas)


Categorias: Eixo de Atuação

  • Ambiente de Negócios:
    OSB Uberlândia/MG – “Licitações – Encontro com Empresários”
  • Gestão Pública:
    OSB Irati/PR – “Auditoria Cívica na Saúde”
  • Educação Fiscal e Cidadã:
    OSB Francisco Beltrão/PR – “O Auto da Barca do Fisco”
  • Transparência:
    OSB Joinville/SC – “Joinville Transparente”

O OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL

O Observatório Social do Brasil (OSB), fundado em 2008, coordena o #SistemaOSB com mais de 3.000 voluntários, sem filiação partidária, com atuação técnica e preventiva de monitoramento dos gastos públicos em mais de 100 cidades. O OSB dissemina metodologias para criação e atuação de Observatórios Sociais nos municípios, fornecendo capacitação e suporte técnico. E estabelece parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

O OSB promove a educação para cidadania, demonstrando a importância social e econômica dos tributos e a necessidade de acompanhar a aplicação dos recursos públicos. Contribui para a inserção das micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, possibilitando aumento da concorrência e melhora da qualidade e preço nas compras públicas.

Desenvolve, ainda, parcerias que possibilitam assessoria para implantação de programas de integridade e compliance.

APOIE / DOE